


Localizada ao sul de Salvador, a Ponta do Curral é uma península banhada pelo oceano Atlântico e pelo canal de Taperoá.
Em 1979, um grupo de amigos interessados no estudo e preservação da fauna tropical chegou à península pela primeira vez. Encantados com os atributos naturais da região, enxergaram ali o seu potencial como destino e fizeram disto uma missão.

A Ponta do Curral hoje
TEMPO PRESENTE
Após mais de 20 anos de pesquisas e estudos, o projeto em desenvolvimento evidencia um imenso cuidado com o local. Transformando em realidade a visão dos primeiros viajantes através do conceito e arquitetura, a Ponta do Curral é hoje um destino em construção.



Cultura e propósito
O cuidado com a preservação das características nativas está em tudo o que é feito, refletindo os valores da Ponta do Curral. A responsabilidade social e ambiental, assim como a valorização de um estilo de vida leve acontecem através de iniciativas cuidadosamente pensadas, que fortalecem a comunidade, a cultura local e o meio ambiente, valorizando o que faz da Ponta do Curral um lugar tão especial.
Ser e Viver
Os projetos Ser e Viver - que abrangem variados temas dentro dos pilares da Ponta do Curral - possibilitam que a essência do lugar seja exercida diariamente através de experiências. Celebrando a identidade da região e contribuindo positivamente para a comunidade local, os projetos são uma resposta natural à relação da Ponta do Curral com o seu entorno.


Circuito de Arte
O Circuito de Arte reúne oito criadores - 5 artistas e 1 coletivo - que, a partir de uma imersão tropical, receberam o desafio de amplificar os espaços de experiência da Ponta do Curral, destacando sua vocação para a arte e cultura.

Brasis
Responsável pelo conceito e desenvolvimento da Ponta do Curral, Brasis é uma desenvolvedora de destinos na Bahia que tem como principal missão preservar patrimônios culturais e ambientais através de projetos imobiliários. Seus projetos têm como característica principal a valorização do que é autêntico de cada região. Na Ponta do Curral, isto é refletido em cada detalhe, desde a arquitetura que faz referência às casas dos pescadores até o estilo de vida proposto - leve, natural e despretensioso.
UNA
Para realizar as iniciativas socioambientais que se propõe, a Ponta do Curral conta com UNA, uma plataforma que idealiza e promove ações em conjunto com comunidades locais e com iniciativas públicas e privadas. Ao unir e criar elos entre esses agentes, UNA inspira uma abordagem colaborativa auxiliando a endereçar questões pertinentes para comunidades de diversas regiões. Na Ponta do Curral, UNA já realizou diversos projetos, dentre eles oficinas educativas para jovens, doação constante de mudas, mutirões de limpeza nas praias e apoios para a comunidade de artesãs de Baixa Alegre.